sexta-feira, 22 de junho de 2012

Solidariedade é a resposta pra tudo...



              

             Estamos tão preocupados com si mesmos, com as coisas mais superficiais da vida, “olhando próprio umbigo”, uma bolha ou uma ilusão social, que esquecemos da realidade. A sociedade sempre protesta em suas frases mais cultas possíveis sobre combater violência, miséria, tragédias que vimos atrás de uma tela, porém não move um só dedo para combater esses problemas, além de sobreviver pelas aparências e a falta de humildade no coração e na mente. As pessoas estão cada vez mais presas a um comportamento egoísta e, por isso,  nada acontece, mudanças não ocorrem. Não adianta passeatas, fala com peito erguido que é contra coisas ruins que acontecem no dia a dia, se esquece do velho mandamento “amar ao próximo, como a ti mesmo” dependendo de sua religião ou pensamento, porque faz bem pra alma, faz bem pra vida. Solidariedade é a resposta pra tudo, pois é a capacidade de compartilhar sofrimentos de outras pessoas como forma de ajudá-las, é doar da forma mais simples, não necessariamente com dinheiro, mas da forma que você pode, até mesmo com um sorriso. Não é uma atitude tão fácil para muitos, afinal as pessoas acham que se envolver numa situação dessas é queimar o filme na sua socialização, até sofrer preconceitos. Infelizmente, são poucos que tem essa bonita coragem, que não faz para aparecer ou receber em troca, mas por amor a quem precisa de esperança para continuar a caminhada da sua existência.


            Vejo muitos falarem que tem pena sobre crianças da África, ou, ações da natureza que destroem outros países, mas quando você vê??? elas negam uma atitude positiva com outro ser nas ruas ou de comunidades perto de onde vivem, que necessitam: de alimentos; agasalhos; carentes de uma palavra de consolo. É muito fácil julgar aqueles que tentam, mas é difícil é estar presente nessas horas, enquanto pensam na sua conta bancária. Também tem aqueles que ajudam uma vez : igual político, iludem outro ser, somem, só faz pra aparecer – claro, não são todos, sem julgamentos. Naturalmente, as pessoas de boa vontade, solidárias, são mais humanas.. mais positivas.. são pessoas que tem o respeito e educação como prioridade. Assim, para quem fala da maldade e palavras bonitas em suas redes sociais ou “panelinhas” saberiam que não haveria guerra, nem miséria, nem violência, e principalmente a exclusão, problemas que podem acontecer com qualquer um, não sabemos o dia de amanhã, tudo é improvável nessa vida para aquele que não  presencia a realidade de muitos, dos seres humanos.  Quando seu coração estiver vazio com suas conversas banais, se sentir desvalorizado ou reclamar da vida ótima que tem, lembre-se que tem gente num buraco bem pior, que precisa de você. Se o mundo fosse solidário, essa questão não seria citada e nem questionada, não é falta de capacidade do outro ser, mas falta de oportunidade (na educação, trabalho, etc). Isso não te torna o “bonzinho”, nem resolve os seus problemas... que todos tem dependendo de sua condição financeira ou estilo de vida, porém essas experiências fazem com que você tenha mais conhecimento, uma mente mais aberta de lidar com a vida, mais forte nos seus ideais, e o mais importante: a união entre todos tipos de pessoas, sem preconceitos.. até para você e quem vive ao seu redor.. difícil falar isso, né? Parece impossível, mas basta você começar e agir. 

           E olha, não adianta postar fotos de pessoas mortas, doentes, sofrimentos alheio nas  redes sociais, isso não é atitude de alguém de caráter, mas é muito feio.. mesma coisa que falar e não fazer nada para mudar. Enfim, eu preciso dar exemplo, já que eu falei???? SIM. Realmente, quem quiser se informar é só falar. E a famosa frase “Gentileza gera gentileza”. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário